sexta-feira, 17 de junho de 2011

VIDAS SECAS, DE GRACILIANO RAMOS

Terminamos de ler o consagrado livro de Graciliano Ramos, Vidas Secas. Foi uma experiência nova e muito prazerosa. Como acontece com todo livro, alguns gostaram outros, não. Mas no final, todos aprendemos alguma coisa.

Vidas Secas conta as desventuras da família de Fabiano, um sertanejo que luta para não deixar sua família sucumbir à seca. No começo, já vemos o sofrimento de Fabiano, Sinhá Vitória (sua esposa), o menino mais velho, o menino mais novo, o papagaio (que foi morto para que a família não morresse de fome) e a cadela Vitória fugindo da seca e procurando um novo lugar onde possam sobreviver.
Eles encontram uma fazenda onde Fabiano começa a trabalhar de vaqueiro, mas isso não significa que serão felizes. O medo de uma nova seca paira sobre eles e num mundo governado pelo dinheiro e por quem está no poder, as pessoas que não possuem nenhum conhecimento não possuem voz e são sempre dominadas.

Vidas Secas vai fazer você pensar sobre coisas que não damos muito valor, mas são preciosas, como a água, uma cama com colchão, comida, oportunidade de estudar e adquirir conhecimento.

Ler é divertido! Divirta-se também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário